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As terras nômades do Norte
26/09/2025

Territórios dos Nômades (Nomad Territories)#

Os Territórios dos Nômades constituem uma das principais regiões do continente de Ytarria, localizando-se na extremidade norte.


Geografia e Clima#

  • Localização: Ao norte da Cordilheira dos Picos Nevados. Faz fronteira também com Sahud.
  • Terreno: Montanhoso ao sul, descendo para planícies no norte. Inóspito para grandes exércitos.
  • Vegetação: Florestas de pinheiros e extensas pastagens, cortadas por rios e lagos glaciais.
  • Clima: Cruel e extremo. No verão, os mosquitos da costa são tão abundantes que os habitantes preferem o inverno.

Nível de Mana e Magia#

  • Nível de Mana: Altamente irregular, variando de baixo a alto sem padrão aparente.
  • Consequência: Magia instável e perigosa.
  • Praticantes:
    • Magos não-religiosos (“bruxas” e “escultores de runas”), respeitados se úteis na guerra (Status 1) ou marginalizados (Status 0).
    • Xamãs (Status 3) como figuras espirituais e guias.

População e Cultura#

  • Origem Étnica: Celtas pagãos e escandinavos se fundiram em clãs ferozes; presença também de mongóis.
  • História: Povos trazidos por Banestorms em diferentes épocas históricas.
  • Tecnologia: Nível Tecnológico 2 (NT2) ou inferior.
  • Assentamentos: Pequenos vilarejos e fortes; nômades verdadeiros são raros.
  • Nomenclatura: Diversidade de nomes celtas, escandinavos e mongóis.

Estrutura Social e Ocupações#

  • Governo: Cada clã/tribo é governado por um chefe ou jarl (Status 4), que deve ser generoso em presentes.
  • Ocupações honrosas (para homens):
    • Guerreiro ou marinheiro (Status 1)
    • Xamã (Status 3)
    • Escaldo (Status 2)
  • Escravidão: Comum; geralmente mulheres capturadas ou prisioneiros de guerra.
  • Reações sociais: -3 contra covardes/fracos; +2 para demonstrações excepcionais de bravura ou honra.

Religião e Crenças#

  • Paganismo: Religião dominante.
  • Divindades: Todos os deuses são considerados reais (Thor, espíritos da água, Deus cristão, Alá, etc.).
  • Wyrd (Destino): Crença no destino inevitável que reforça coragem quase suicida.
  • Xamãs: Intercessores com o mundo espiritual, treinando jovens com talento mágico ou distúrbios mentais.

Escaldos e Tradição Oral#

  • Função: Historiadores orais e contadores de histórias (Status 2).
  • Responsabilidade: Preservam genealogias, baladas, sagas e feitos heroicos.
  • Imunidade Escáldica: Considerados quase sagrados; matar um escaldo gera má sorte por sete vidas. (Imunidade Legal especial de 10 pontos).

Relações com Outras Nações#

  • Mégalos:
    • Resistiram a várias invasões.
    • Uniram-se sob Ross Rachaportões, expulsando os Megalanos ao sul das montanhas.
    • Guerras de Fronteira (1270–1290) enfraqueceram os Nômades.
    • Muralha do Imperador construída há 400 anos para conter ataques.
    • Consideram invadir Mégalos uma “boa diversão”.
  • Heolford: Antiga província rica de Mégalos destruída por magia (fogo e terremotos) após invasão dos Homens do Norte. Agora ruínas assombradas.
  • Sahud: Veem-nos como bárbaros ou bestas subumanas; resistiram a pequenos ataques.
  • Zarak: Os anões do Povo de Thulin negociam livremente com os Homens do Norte.

Atividades Econômicas e Militares#

  • Mercenários: Muitos buscam aventuras e dinheiro no sul, usados como tropas de choque.
  • Marítimas: Tribos costeiras constroem barcos-dragão de um mastro para caça e incursões.
  • Comércio: Exportam peles finas de alta qualidade. Prosperam no comércio com o sul quando não estão atacando.

Vida Selvagem#

  • Animais comuns tornam-se maiores e mais ferozes.
  • Criaturas lendárias frequentes: licantropos, grifos, pégasos, hipogrifos.
  • Bradípodas: Grandes mamíferos semelhantes a ursos, hoje raros.
  • Tardívagos: Ursos noturnos extremamente ferozes e gigantescos.

Personagem Notável#

  • Lars, o Cego:
    • Famoso andarilho de 40 anos, natural dos Territórios.
    • Apesar da cegueira, é lutador hábil e bem informado.
    • Idiomas: Norlandês (nativo), Ânglico (nativo), além de Anão, Élfico e Sahudense.
    • Atua como mensageiro e viajante regular entre regiões de Yrth.