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As terras nômades do Norte
Territórios dos Nômades (Nomad Territories)
Os Territórios dos Nômades constituem uma das principais regiões do continente de Ytarria, localizando-se na extremidade norte.
Geografia e Clima
- Localização: Ao norte da Cordilheira dos Picos Nevados. Faz fronteira também com Sahud.
- Terreno: Montanhoso ao sul, descendo para planícies no norte. Inóspito para grandes exércitos.
- Vegetação: Florestas de pinheiros e extensas pastagens, cortadas por rios e lagos glaciais.
- Clima: Cruel e extremo. No verão, os mosquitos da costa são tão abundantes que os habitantes preferem o inverno.
Nível de Mana e Magia
- Nível de Mana: Altamente irregular, variando de baixo a alto sem padrão aparente.
- Consequência: Magia instável e perigosa.
- Praticantes:
- Magos não-religiosos (“bruxas” e “escultores de runas”), respeitados se úteis na guerra (Status 1) ou marginalizados (Status 0).
- Xamãs (Status 3) como figuras espirituais e guias.
População e Cultura
- Origem Étnica: Celtas pagãos e escandinavos se fundiram em clãs ferozes; presença também de mongóis.
- História: Povos trazidos por Banestorms em diferentes épocas históricas.
- Tecnologia: Nível Tecnológico 2 (NT2) ou inferior.
- Assentamentos: Pequenos vilarejos e fortes; nômades verdadeiros são raros.
- Nomenclatura: Diversidade de nomes celtas, escandinavos e mongóis.
Estrutura Social e Ocupações
- Governo: Cada clã/tribo é governado por um chefe ou jarl (Status 4), que deve ser generoso em presentes.
- Ocupações honrosas (para homens):
- Guerreiro ou marinheiro (Status 1)
- Xamã (Status 3)
- Escaldo (Status 2)
- Escravidão: Comum; geralmente mulheres capturadas ou prisioneiros de guerra.
- Reações sociais: -3 contra covardes/fracos; +2 para demonstrações excepcionais de bravura ou honra.
Religião e Crenças
- Paganismo: Religião dominante.
- Divindades: Todos os deuses são considerados reais (Thor, espíritos da água, Deus cristão, Alá, etc.).
- Wyrd (Destino): Crença no destino inevitável que reforça coragem quase suicida.
- Xamãs: Intercessores com o mundo espiritual, treinando jovens com talento mágico ou distúrbios mentais.
Escaldos e Tradição Oral
- Função: Historiadores orais e contadores de histórias (Status 2).
- Responsabilidade: Preservam genealogias, baladas, sagas e feitos heroicos.
- Imunidade Escáldica: Considerados quase sagrados; matar um escaldo gera má sorte por sete vidas. (Imunidade Legal especial de 10 pontos).
Relações com Outras Nações
- Mégalos:
- Resistiram a várias invasões.
- Uniram-se sob Ross Rachaportões, expulsando os Megalanos ao sul das montanhas.
- Guerras de Fronteira (1270–1290) enfraqueceram os Nômades.
- Muralha do Imperador construída há 400 anos para conter ataques.
- Consideram invadir Mégalos uma “boa diversão”.
- Heolford: Antiga província rica de Mégalos destruída por magia (fogo e terremotos) após invasão dos Homens do Norte. Agora ruínas assombradas.
- Sahud: Veem-nos como bárbaros ou bestas subumanas; resistiram a pequenos ataques.
- Zarak: Os anões do Povo de Thulin negociam livremente com os Homens do Norte.
Atividades Econômicas e Militares
- Mercenários: Muitos buscam aventuras e dinheiro no sul, usados como tropas de choque.
- Marítimas: Tribos costeiras constroem barcos-dragão de um mastro para caça e incursões.
- Comércio: Exportam peles finas de alta qualidade. Prosperam no comércio com o sul quando não estão atacando.
Vida Selvagem
- Animais comuns tornam-se maiores e mais ferozes.
- Criaturas lendárias frequentes: licantropos, grifos, pégasos, hipogrifos.
- Bradípodas: Grandes mamíferos semelhantes a ursos, hoje raros.
- Tardívagos: Ursos noturnos extremamente ferozes e gigantescos.
Personagem Notável
- Lars, o Cego:
- Famoso andarilho de 40 anos, natural dos Territórios.
- Apesar da cegueira, é lutador hábil e bem informado.
- Idiomas: Norlandês (nativo), Ânglico (nativo), além de Anão, Élfico e Sahudense.
- Atua como mensageiro e viajante regular entre regiões de Yrth.